Feitos por: Roseli
Conquistas e desafios
Que a mulher é capaz de produzir como o homem, poucos discordam. Que dá conta de múltiplas tarefas ao mesmo tempo, também. Isso porque, ao longo do processo de democratização, a mulher acumulou as tarefas de mãe, dona de casa, trabalhadora e adaptou a correria à sua rotina. Lançado em 2011, o longa-metragem americano Não sei como ela consegue mostra de maneira divertida a batalha de Kate Reddy (Sarah Jessica Parker) para conciliar a vida pessoal e profissional, a despeito das dúvidas e ironias que a cercam.
A mulher moderna, no entanto, ainda enfrenta desafios maiores e mais graves. Culturalmente enraizada, a violência contra a mulher sobrevive na mentalidade de quem ainda enxerga o homem como superior.
Misto de documentário com drama, Amor? traz histórias reais, encenadas por atores, de pessoas cujas relações amorosas ultrapassaram os limites do respeito e entraram para as estatísticas da violência doméstica. Os depoimentos são, em sua maioria, de mulheres acuadas pela agressão física e psicológica de seus parceiros, mas os agressores, vítimas da própria insegurança, também expõem sua versão.
E quando a anulação da personalidade da mulher faz parte da tradição de um povo, os limites entre liberdade e rebeldia ficam ainda mais frágeis. Vencedor da Palma de Ouro em 2007 e indicado ao Oscar de melhor animação. PERSÉPOLIS conta a história real de Marjane Satrapi, uma iraniana que vivenciou a Revolução Islâmica e mudou-se para a Europa para poder aprofundar seus estudos e fugir do regime repressor do seu país.
Filmes como esses mantêm acesa a história de luta das mulheres e não nos deixam esquecer de que a vida já foi mais difícil para nossas avós, mas ainda podemos torná-la melhor para nossas filhas e netas.
Texto tirado da revista: Ave Maria ( Por Carla Maria Carreiro.)